terça-feira, 10 de novembro de 2009

MORRE GOLEIRO DA ALEMANHA - ENKE

Morre Enke, goleiro da seleção alemã e do Hannover 96; polícia cogita suicídio

Das agências internacionais
Em Hannover (Alemanha)
Robert Enke, goleiro do Hannover 96 e da seleção da Alemanha, faleceu nesta terça-feira. Martin Kind, presidente da equipe, anunciou a morte do jogador nesta tarde, mas não forneceu maiores detalhes. De acordo com a polícia, ele teria cometido suicídio.

  • Oliver Mutthaup/AP

    Enke, goleiro da seleção alemã e do Hannover 96, faleceu aos 32 anos; polícia alemã crê em suicídio.

Enke, de 32 anos, há pouco tempo sofreu uma infecção intestinal, que o afastou dos gramados por algumas semanas. O problema o tirou dos últimos jogos da seleção alemã. Ele não havia sido convocado para os amistosos do Nationalelf contra Chile e Costa do Marfim, nos dias 14 e 18, respectivamente. Joachim Löw, treinador da Alemanha, já havia adiantado que contava com o atleta para a Copa do Mundo-2010.

Kind soube do ocorrido no aeroporto de Hannover, quando retornava de uma reunião na sede da federação alemã. "Ele faleceu em um acidente", afirmou o presidente do Hannover.

Jor Neblung, assessor de Enke, afirmou que o jogador se suicidou. Agora não posso dizer mais nada", disse, em entrevista à
Der Spiegel. O presidente do Hannover 96 comentou que o goleiro não estava muito bem emocionalmente.

Segundo informaram fontes policiais, Enke teria cometido suicídio. Ainda de acordo com as autoridades, ele teria se jogado nos trilhos e sido atropelado por um trem nas imediações da cidade de Hannover.

O arqueiro havia sido convocado oito vezes para o
Nationalelf - a primeira delas em março de 2007, para um jogo contra a Dinamarca. "A equipe soube da morte de Enke com grande choque. O técnico Joachim Löw e o diretor Oliver Bierhoff disseram que 'estão todos chocados', sem palavras", informou a federação alemã em comunicado oficial.

O goleiro iniciou sua carreira como profissional em 1995 no Carl-Zeiss Jena, clube da sua cidade natal. Em sua carreira, Enke atuou por Borussia Mönchengladbach, Benfica, Barcelona, Fenerbahce e Tenerife. O arqueiro estava no Hannover 96 desde 2004.

Enke era casado; em 2006, ele perdeu sua filha Lara, que faleceu após sofrer uma parada cardíaca. Em maio, ele e sua esposa Teresa adotaram uma menina de oito meses.

Barcelona de luto

Em sinal de luto pela morte de Enke, os jogadores do Barcelona utilizarão tarjas pretas nas mangas de suas camisas no jogo desta noite contra o Cultural Leonesa, pela Copa do Rei. Também será respeitado um minuto de silêncio antes do início da partida.

O goleiro atuou pela equipe espanhola na temporada 2002/03, após se transferir do Benfica. Ele atuou em uma partida do Campeonato Espanhol, outra na Copa do Rei e em dois jogos da Liga dos Campeões.

Em comunicado oficial, o Barcelona expressou seus pêsames aos familiares de Enke e ao Hannover 96.

0 comentários:

Postar um comentário